quinta-feira, 3 de maio de 2012

UNE e UEE-RJ ocupam prédio do grupo galleo no centro Rio


A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) comunicam oficialmente a ocupação por tempo indeterminado do prédio do grupo Galileo Educacional, no Rio de Janeiro.
A ocupação ocorreu na noite desta quarta-feira, 2 de maio, por volta das 20h45, após uma passeata que teve início em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e terminou em frente ao prédio do grupo Galileo.
São mais de 100 estudantes que participam da manifestação. A UNE e a UEE-Rj se unem à greve dos professores que estão com os salários atrasados e são ameaçados a deixar o cargo e aceitar condições precárias de trabalho.
A crise da educação privada no Rio de Janeiro teve início quando o grupo Galileo comprou duas das principais instituições de ensino do Estado, a UniverCidade e a Gama Filho.
Após a compra das duas instituições por um único grupo, deu-se início a um processo de tentativa de fusão sem diálogo com o movimento docente e dos estudantes e provocando o sucateamento de ambas as universidades como instrumento para forçar um processo antidemocrático e truculento.
Os presidentes da UNE e da UEE-RJ, Daniel Iliescu e Igor Mayworm, respectivamente, estão desde o início na ocupação e declararam que os manifestantes só sairão de lá quando os responsáveis pelo grupo Galileo receberam uma comissão do corpo docente e discente. Será apresentada uma pauta de reivindicações exigindo transparência no processo de fusão e o respeito aos professores e alunos.

POR: UEE-RJ

Nenhum comentário: