Nossa História, Nossa Luta


A AMES-RIO (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro) é a segunda entidade estudantil mais antiga do país, e a primeira secundarista,desde que foi criada, em 13 de Junho de 1939, unifica e representa todos os estudantes do município do Rio de Janeiro lutando para conquistar vitórias e avanços no ambiente escolar, envolvendo educação, segurança, habitação, mobilidade, cultura, lazer e esporte. 

Sempre estivemos engajados nas lutas por mais direitos para os estudantes, unificamos a campanha “O Petróleo é nosso”, resistimos à ditadura militar. Reestruturamos nossa entidade durante as lutas pelas “Diretas Já”, “ Fora Collor”, nos mantivemos de firmes durante toda a década de 90, lutando ativamente contra o governo Neo Liberal do FHC, fomos a 1ª capital de nosso país a conquistar o passe-livre estudantil (em 1989), conquistamos a reserva de Vagas para os estudantes de escola públicas, lutamos para a duplicação de vagas na UFRJ e mais recentemente ocupamos a reitoria da UFRJ e fizemos com que aprovassem em seu Conselho Universitário o ENEM como única avaliação para o ingresso, sendo 30% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, assim democratizando o acesso a UFRJ. Além de sermos uma das entidades que fundaram a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). 

 Vemos que o país precisa de investimentos na Educação Pública. Temos com o foco em garantir o investimento de 10% do PIB para a Educação. Estamos no caminho para garantir essa vitória, foi aprovada a medida provisória que visa garantir o investimento de 100% dos royalties para a educação, mas ainda temos uma longa batalha pela frente, pois tem muitas empresas de olho no nosso petróleo, e nós povo brasileiro, temos que garanti-lo para o desenvolvimento de fato do país, visando melhor estruturação das escolas, passe-livre irrestrito para os estudantes , melhor remuneração para os profissionais da educação e principalmente transformar os paradigmas da educação, ampliando seus horizontes, casando educação, cultura e arte. Refazendo o modelo de escola.

Nossos desafios são muitos, mas nossa energia é maior. Somos uma entidade formada por jovens, que carregam consigo o desejo da mudança, vivemos da inovação, do fervor da juventude que é capaz de  continuar a história de conquistas e avançar cada vez mais! 


"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!"

Che Guevara





8 comentários:

Unknown disse...

A AMES SOMOS NOS
NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

Fico feliz pelo funcionamento e atuação politica da nossa AMES RJ (Associação Municipal dos Estudantes do Rio de Janeiro) estar em pleno funcionamento.
Na qualidade de um Ex Militante e Ex Dirigente Estudantil da AMES RJ tenho um carinho especial por essa tradicional, antiga,combativa e sempre de lutas e mobilizações estudantis em Defesa da Educação, dos Direitos dos Estudantes...
Foram alguns anos como Diretor da AMES RJ na qual convivi com muitos amigos da época de Movimento Estudantil Secundarista na Cidade do Rio de Janeiro como Juana, Severino,Mario Brum, Flavia Brum,Rafael Belmiro,Ronaldo Tavares,Bob,Fabio Monteiro,Daniel Domingues,Marcio Santos,PC Alevato, Shaolin e tantos outros Ex Diretores da AMES RJ na qual tive o priovilegio de participar de Diretoria da AMES RJ na decada de 90.
Pra defesa da Educação de Qualidade e na defesa dos Direitos dos Estudantes a existência de Entidades Históricas como a AMES RJ é defundamental importancia.
Aproveito a oportunidade para parabenizar a atual Diretoria da AMES RJ e desejar sucesso a atual Gestão.

Cordialmente,
Ambientalista MARCIO LUIZ
Diretor da AMES RJ de 1997 a 2000

Anônimo disse...

Gostaria de ter mais informações dessa vasta história de lutas esse resgate é preciso ser feito inclusive da história da entidade que era metropolitana no inicio de sua fundação.

Kadu seraphim disse...

Nossa vocês não fazem idéia de como é gratificante saber que essa instituição continua sendo representativa na vida dos estudantes secundaristas.
Claro que muitos não conhecem nossa história, mas posso falar que foi exaustiva e persistente e tudo que podemos fazer na minha época foi feito sem arrependimento.
Sou militante da AMES RJ na decada de 80, mas precisamente em 86 quando o movimento nosso lutava por direitos simples como acesso as faculdades públicas para alunos oriundos da rede pública de ensino e meia pasagem do transporte público já que nessa época pagavamos integralmente as passagens para ir as escolas.
O movimento pegou corpo em Junho senão me engano quando foi feita a maior passeata no RJ com cerca de 5mil pessoas no centro do RJ e cerca de mil no palácio das Laranjeiras inclusive em uma foto feita no jornal TRIBUNA eu apareço e assim fui nomeado como representante colegial a area Méier e alguns bairros adjacentes.
A Policia repreendia ainda nossas seguintes manifestações com cassetete e gás, mas na época tinhamos o motivo certo e uma transição democrática que ajudou muito.
Único fato negativo desse tempo foi a articulação do núcleo central do movimento querer que em nossas manifestações permitisse a participação de Partidos Politicos mas nossas bases locais sempre acabavam de quebrar bandeiras inclusive da UNE pois nosso movimento era independente.
Espero que vocês se inspirem muito pra realizar as mudanças necessárias que este país deve sofrer pois como era lema naquela época"...somos o futuro da nação...".
Obrigado e parabens AMES

frank tavares disse...

Feliz por saber que minha amada AMES está novamente de pé! 1962/68 vão longe, mas o orgulho da luta ainda arde no peito juvenil aos 65 anos! Frank Tavares

Luiz Amorim disse...

Fico muito feliz em saber que o movimento secundarista continua com o mesmo vigor e força de luta. Fui presidente dessa querida entidade. E acho que sua história de luta deveria ser tratada mais detalhadamente, muitos de nós que atuamos no movimento teremos um grande prazer em passar dados daquela época, para que fiquem registrado. Pensem em um projeto de resgate desse passado de lutas.

Flávio Corrêa de Mello disse...

Parabéns AMES!

Fui diretor da AMES em 1989. Minhas melhores amizades são dessa época. Caso queiram ter registros fotográficos desta época, eu e o pessoal da antiga temos muitos.

Contem comigo!

Abraços!

Flávio Mello

Unknown disse...

Como faço parte da AMES eu participei em 1 evento de votação em 1999 eu era da escola pública Bernardo de Vasconcellos - penha rj número para contato 21996310181

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou Professora da Educação Pública, acompanhando com muita admiração a luta da AMES. Gostaria muito de saber se teriam notícias ou contato de meu ex-aluno Cláudio Paolino (no Instituto de Educação), que foi vice-presidente em torno de 1989-1990. Grat, saudações de Maria Lucia Oliveira