quinta-feira, 31 de maio de 2012

Iai, topa parar de fumar?



O 31 de maio é marcado como o Dia Mundial Sem Tabaco. O tabagismo é responsável pelas principais causas de morte que podem ser evitadas. Quem não fuma, mas inala a fumaça, também é prejudicado e pode vir a ter doenças.
Um estudo realizado pelo Banco Mundial estimou que o tabagismo resulta em uma perda global de US$ 200 bilhões por ano em função de mortes prematuras, incapacitação, adoecimento, aposentadorias precoces e de faltas ao trabalho, sendo que aproximadamente a metade deste montante ocorre em países em desenvolvimento. No Brasil, a arrecadação de impostos provenientes do tabaco é bastante significativa para a economia do país. No entanto, os gastos sociais determinados pelo consumo de cigarros superam, em muito, esta arrecadação.

Os benefícios são imediatos: após duas horas não há mais nicotina circulando no sangue e até 24h após o uso do último cigarro seus pulmões já funcionam melhor.
Recentemente a legislação nacional foi modificada, passando a proibir o uso de cigarro em recintos fechados coletivos, públicos ou privados.

Nenhum comentário: