A Universidade Federal Fluminense (UFF) passará a adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova de seleção para 100% de suas vagas já em 2012. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade, há cerca de um mês. A nota da edição de abril do exame, prevista para os dias 28 e 29, já será aproveitada pela instituição. Até hoje, a pontuação no Enem valia apenas como metade da nota da primeira fase do vestibular. Do total das vagas oferecidas pela universidade, apenas 20% eram concedidas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Em 2012, todas as vagas estarão no sistema de seleção do MEC, mas estudantes que cursaram todo ensino médio na rede pública continuam tendo 20% de bônus na nota final. A UFF era a única federal do Rio que ainda não havia aderido integralmente ao Enem.
- Acreditamos que usar o Enem integralmente fará com que o exame caminhe para uma maior democratização no acesso ao ensino superior - justifica Ventura.Para o coordenador do vestibular da UFF, Nellinton Ventura, a adesão da universidade ao Enem consolida a ideia de reunir as universidades públicas em um único sistema de seleção.
A prova do Enem é composta por uma redação e 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova tem 45 itens.
Em 2011, cerca de 83 mil vagas em instituições públicas foram disputadas diretamente com base na pontuação da prova por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
POR: O GLOBO VESTIBULAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário