quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cadê a educação de qualidade? Cadê a democracia?


GOVERNO DO ESTADO QUER OLIMPÍADA, MAS NÃO QUER FILOSOFIA
A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro reduziu, sem nenhuma consulta aos professores e alunos, a carga horária das disciplinas Filosofia e Sociologia. Antes, os alunos tinham 2 tempos de 50 minutos por semana no terceiro e no segundo ano do Ensino Médio e 1 tempo no primeiro ano. De agora em diante, o segundo ano passará a ter apenas um tempo por semana.
Com isso, os alunos serão prejudicados, pois terão menos tempo de aula justamente nas disciplinas destinadas a aprimorar o senso crítico, a capacidade de argumentação e a própria cidadania.
Tenhamos em mente que, na época da ditadura, sob o lema de “formar alunos com o máximo possível de conhecimentos técnicos-especializados e o mínimo possível de conhecimento geral e capacidade crítica”, os militares retiraram do currículo justamente a Filosofia e a Sociologia na reforma da LDB de 1973, e ainda acabaram com os grêmios estudantis transformando-os em Centro cívico com o objetivo de limitar os estudantes de se organizarem e defenderem sua opinião. 
Os professores também serão prejudicados. Como é prática comum da SEEDUC formar turmas com uma média de 45 ou mais alunos, os professores passarão a ter um trabalho muito maior de correção, preparação e demais atividades pedagógicas, além de ser quase impossível dar uma atenção diferenciada a alunos com problemas específicos.
É  curioso que o Governo do Estado queira Olimpíada mas não Filosofia. Com isso, não se leva em conta o espírito clássico de onde surgiu a própria Olimpíada, espírito que prezava antes de tudo “mente sã em corpo são”. O que os antigos gregos diriam ao saber que, ao mesmo tempo em que promove uma Olimpíada, o Estado do Rio diminui a Filosofia? A excelência atlética substitui a excelência do pensamento?
Como ser campeão em Esporte (ou em qualquer outra coisa) sem cultivar, além do corpo e das habilidades atléticas, também a mente e a capacidade de análise e raciocínio crítico, habilidades desenvolvidas pela Filosofia?
Além disso, ao não consultar os alunos, professores e pais a esse respeito,  não se atendendeu também a um outro preceito também inventado pelos gregos, chamado “democracia".
POR: Agência de Notícias das Favelas

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