O presidente da comissão de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sergio Guedes de Souza, afirmou que a decisão desta quinta-feira (30) de oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 visa permitir o acesso à universidade da forma mais democrática possível. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.
“O Conselho da Univerdsidade chamou para si a responsabilidade de tomar a decisão de oferecer 100% das vagas por Enem/Sisu. A gente espera que a UFRJ continue sempre olhando para a frente, e que tenhamos um resultado positivo.”
Segundo Guedes, a decisão foi rápida, em apenas duas sessões – uma para discutir a proposta e outra para a votação. Ele conta que foi contra a decisão e preferia que a mudança fosse mais gradual, mantendo o vestibular por mais um ano junto com o Enem.
DecisãoA decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos, servidores e a AMES-RIO. Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).
No vestibular 2011, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e 20% também pelo SiSU, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.
Segundo a universidade, desde o vestibular 2010, já consta no edital que os candidatos devem se inscrever no Enem. O mesmo ocorreu no edital de 2011.
Por: Mylène Neno,Do G1 RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário