O PL da Meia Passagem contou com o voto de 44 vereadores. Apenas o vereador Carlos Bolsonaro (PP) votou contra o projeto. O voto do vereador já era esperado pelos estudantes devido à longa tradição da família Bolsonaro em defender a ditadura militar e criticar o movimento estudantil.
Mas o que intrigou os estudantes na realidade foi a abstenção do vereador Eliomar Coelho (PSOL). Os estudantes ainda não entenderam os reais motivos que afastaram Eliomar da votação.
Apesar do clima tranqüilo da votação, cerca de 200 estudantes de universidades como a FACHA, UEZO, IFRJ, PUC-RIO, UFF, UERJ e UFRJ ocuparam as galerias da Câmara. A cada declaração de voto favorável ao projeto os estudantes entoavam palavras de ordem e canções do movimento estudantil.
O clima pesou apenas com o voto contrário do vereador Bolsonaro. Logo após o voto do vereador aparecer no telão os estudantes iniciaram uma vaia de ensurdecer o plenário seguido de gritos de “fascista” e “reacionário”.
Após a votação, a alegria na cara dos estudantes se misturou com as lágrimas de emoção de muitos diretores da UEE-RJ que há anos defendem a aprovação do projeto. Sem dúvida um dia histórico para o movimento estudantil do Rio de Janeiro.
http://www.sidneyrezende.com
http://noticias.r7.com
http://www.oreporter.com
http://ultimosegundo.ig.com.br
http://educacao.uol.com.br
G1.globo.com
Matéria com fotos da ocupação na CMRJ: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/03/23/camara-do-rio-aprova-meia-passagem-para-universitarios-do-municipio/
Vídeo da ocupação: http://www.facebook.com/video/video.php?v=134457936627741&comments
Nenhum comentário:
Postar um comentário