No último dia 30 de Novembro, ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro uma audiência pública da Comissão de Educação juntamente com a Comissão de Orçamento para debater questões relacionadas com o orçamento para 2012 das Universidades Estaduais. Nesta reunião estiveram presentes os Deputados Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação, Coronel Jairo (PSC), presidente da Comissão de Orçamento e a Deputada Inês Pandeló (PT), membro da Comissão de Educação. Também estiveram presentes também as reitorias das Estaduais, suas chefias de gabinete, forças sindicais como a SINTUPERJ, as Associações de Docentes da UEZO, UERJ e UENF, representantes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s) da UEZO e da UENF e a União Estadual dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro (UEE-RJ).
Em pauta, o debate sobre a verba destinada para as universidades estaduais. Pela constituição do nosso estado, o governo deveria investir o mínimo de 6% do seu PIB nas universidades estaduais, o que, infelizmente, não acontece na realidade. Após muito debate, o Coordenador Geral do DCE-UEZO Ilram Albuquerque e o Presidente da UEE-RJ Igor Mayworm conseguiram debater grandes temas da educação (como o investimento de 10% do PIB Nacional em educação e de 6% do PIB Estadual nas universidades estaduais) e colocaram a UEZO no centro desse debate.
A Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) foi fundada ainda no Governo Rosinha com a pretensão de ser um dos maiores centros de estudos em tecnologia da América Latina, porém, devido à falta de investimentos do Governo do Estado, a universidade ainda carece de infra-estrutura básica como, por exemplo, um campus para seu funcionamento. O terreno para a construção do Campus já foi destinado, porém, ao longo dos últimos anos o projeto do campus sequer saiu do papel. A universidade funciona, hoje, nas dependências do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, Z. Oeste do Rio.
Com muito debate e pressão política, o DCE-UEZO, a UEE-RJ e a Associação docente da UEZO conseguiram colocar, no centro do debate da reunião da comissão, a questão do campus. Representantes do DCE-UEZO e da UEE-RJ procuraram o Deputado Coronel Jairo para cobrar uma posição favorável quanto a liberação da verba para a construção do Campus, visto que ele é o autor do projeto de lei que deu início a fundação da UEZO em 2005.
Após muita articulação, todas as movimentações deram resultado e as primeiras verbas para a construção de um campus para a UEZO foram liberadas. Foi aprovado na comissão o valor de R$ 10 milhões para o início do ano ao início das obras já no ano que vem. As entidades do movimento estudantil comemoram esta grande vitória do DCE UEZO e da UEE-RJ, mas sabem que a luta não termina ali. Ainda é necessário garantir a verba para a conclusão do projeto, orçado em R$ 40 milhões. Segundo o presidente da UEE-RJ, Igor Mayworm “Essa luta (pela construção do campus da UEZO) está apenas começando. A sociedade como um todo não pode admitir que uma universidade que nasceu para ser referência em tecnologia não possua sequer um Campus. A UEE-RJ vai, junto com o DCE da UEZO, construir grandes mobilizações para garantir o restante da verba para construção do Campus da UEZO.”
POR: UEE-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário